29 de junho de 2010

TEMPO, TEMPO, TEMPO!

Ah, consegui um tempo!
Que coisa maravilhosa!
E esse post hã? Foi parar na sala de aula o_o
HUEHEUHEUEHUEHUEHEUHUE, serviu pra alguma coisa será? oO
Ai ai, esse post tem tendência a mexe muito com as minhas lembranças.
Esse final de semana fui, com a minha mãe e meu irmão, assistir ao Toy Story 3, me emocionei muito com o filme: ri (muito) e chorei (muito).
Que surpresa ao meu deparar com a mesma idade do "menino" Andy que pra mim sempre seria menino (e que crescemos juntos! porque assisti o primeiro filme quando lançou em fita cassete e o segundo que veio um tempo depois, tenho os dois em casa, e os assisti MUITO! Mesmo. Eu gostava muito da história, mas não bateu As Aristogatas e Mulan, meus preferidos, huehue. Eu e o mano, junto com meus pais assistimos muito, decoramos as falas (até hoje eu seei!), as músicas, uma coisa! heuheuhue!
O que levou a me emocionar foi ver que o tempo passa mesmo! Eu tive muitos brinquedos (o primeiro foi uma boneca negra chamada Bené (de Benedita), e uma gata de pano com o nome de Gata, pq ela nunca teve nome, hueheuheuhue, essas ainda estão aqui em casa, e não me desfaço delas por nada!), muitos ursos, uma barbie, uma susie, nenhum KEN (hauahuahuahuhua), um carro da barbie enoooorme, e panelinhas de ferro pra brincar de casinha. Tive a minha casinha que tinha muitas bonecas, mesas, jogos, brinquedos de comidinha, enfim, muitos brinquedos.
Esse filme (muito bom, recomendo mesmo!)me deixou nostálgica, e me fez, a pouco menos de um mês pros dezoito, voltar à época em que eu era criança.
Tive muitos brinquedos. Vi muitos filmes, acho até que vi mais filmes que brinquei, eles (os filmes) foram verdadeiros brinquedos pra gente (tenho todos ainda em fita e amo! *-*). E ouvi muita música. E aqui em casa, música é coisa séria! Ouvimos muito Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina... e isso desde bebês, hueheuhue. Meu nome vem de música (Iris - Alceu Valença), o nome do meu irmão também (Txai - Milton Nascimento).
Minhas músicas preferidas da infância: "Quero" na versão da Elis Regina, eu lembro que gostava MUITO da capa desse disco (Falso Brilhante, que tem Como Nossos Pais e Velha Roupa Nova - músicas que amo, amo, amo). Pedia pro meu pai colocar por causa da capa. (era uma fada na parte de trás). E dois (na verdade três) discos que tocaram muito lá em casa:
• A Arca de Noé 1 e 2 (do Vinícius de Moraes, com vários artistas convidados, inclusive Chico e Milton cantando a música de abertura - que sempre me dá um aperto no coração)
• Os Saltimbancos Trapalhões (Chico Buarque) um musical baseado nos músicos de Bremen dos Irmãos Grimm, muito engraçado com letras de Chico Buarque para serem interpretadas pelos Trapalhões (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) no filme homônimo (vide dicionário) e pela Lucinha Lins em sua maioria, com sua voz dooooce, doce. E coral de crianças e participações especiais como a Elba Ramalho. LINDO! amo!
•Os Saltimbancos (Chico Buarque) o original, de 1977, em forma de peça de teatro, o cd é falado-cantado, musical mesmo, e tem coral de crianças também (ainda sou impressionada com aqueles meninos: eles cantam muito rápido! o_o) e é bem engraçadinho também!
Eu tenho ouvido muito esses dois últimos citados e não me envergonho por isso, inclusive recomendo: criança, jovem ou adulto, ouçam essas músicas! É tão mágico, engraçado, inocente e... seria legal prestar atenção nas entrelinhas (estrelinhas), as letras, muitas vezes inocentes, podem servir de protesto também! Chico... é Chico, HUEHEUHEUEHUEHUEHEUHEUHU!

Eu não vou me prolongar muito, quis muito falar sobre isso porque vi que ainda mexe muito comigo, muito mesmo!
Vou, sim colocar uma (duas) letra(s) de uma das músicas (assim mesmo ^^) aqui (gostinhoo *-*). Isso me levou a uma dúvida enoooorme! ç_ç mas cheguei a conclusão.

__________________________♥

Ouvindo: Alô Liberdade - Os Saltimbancos Trapalhões (Chico Buraque) uma das preferidas, a preferida: História de uma gata. - ponho outra hora aqui também ^^.

__________________________________♥

TODOS JUNTOS*
(Chico Buarque - Os Saltimbancos)

Uma gata, o que é que tem?
- As unhas
E a galinha, o que é que tem?
- O bico
Dito assim, parece até ridículo
Um bicinho se assanhar

E o jumento, o que é que tem?
- As patas
E o cachorro, o que é que tem?
- Os dentes
Ponha tudo junto e de repente

Vamos ver no que é que dá
Junte um bico com dez unhas
Quatro patas, trinta dentes
E o valente dos valentes
Ainda vai te respeitar

Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer

O acrobata o que que é?
- Confiante
Trapezista o que que é?
- Valente
Não é grande realmente para um circo levantar

E o palhaço o que que é?
- Gozadis (Mussum, claro)
E a platéria o que que é?
- Vibrante!
Tá ficando mais interessante

Vamos ver no que que dá
Confiança com coragem
Vibração com fantasia
E mais dia menos dia
A lei do circo vai mudar

Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger

Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
E no entanto dizem que são tantos
Saltimbancos como nós

* Essa música tem duas versões, uma para Os Saltimbancos (peça) e outra para Os Saltimbancos Trapalhões (filme)
___________________ ♥

Um comentário:

Yuri disse...

aaaaah *-*
eu adoro essas histórias!
pena que eu nao conheço muito os filmes! mas voce vai me mostrar, né?! õ/

é verdade, essas coisas que fizeram parte da nossa infancia mexem muito com a gente hoje!
inclusive, essa musica que voce tinha me lembrado também mexeu bastaaante comigo!
é muito bom relembrar!
sucesso pro blog! ficou muito bonito assim!
te amo!