9 de março de 2009

Carta de Despedida ao Trema Ü

Oi gente! Esse é um fato para se comemorar: segunda e eu estou postando. ÓTIMO! ahuahuahua. Moro no Sul, não Rio Grande Sul, em Santa Catarina, o Estado do meio entre os Estados do Sul. Por aqui, ancorado pela rede Atlântida de Rádio, passa um programa chamado Pretinho Básico, um programa de piadas e gritaria. Há um tempo atrás, alguém, que não me lembro, mandou um e-mail para o programa (sim, é feito pelos ouvintes, eu mesma já tive o prazer de ouvir uma piada minha no ar), hoje, li um e-mail que meu pai mandou sobre Reforma Ortográfica, assunto polêmico, mas com a crônica deu para entender, basicamente, o que vai mudar (prometo colocá-la aqui, amanhã.). Lendo o e-mail, lembrei do lido no programa, resolvi jogar no google, depois de três tentativas: TCHARAM! ACHEI! Em um site que eu fechei antes de dar os devidos créditos.
Segue abaixo, a divertidíssima:

CARTA DE DESPEDIDA AO TREMA:
(Autor desconhecido)

Como outros já fizeram, quero também me despedir do trema, cuja morte foi anunciada por decreto a partir de 1º de janeiro.

Não uma, mas cinqüenta e cinco vezes, quero me despedir desta acentuação antiqüíssima e usada com tanta freqüência. Fomos argüídos a respeito?

Claro que não! A ambigüidade que tínhamos para decidir se queríamos usar o trema ou não numa frase nos foi seqüestrada para sempre. Afinal, a ubiqüidade do trema nunca nos foi exigida.

Quem deve se beneficiar com esta tão inconseqüente medida? Creio que tão somente os alcagüetes, os delinqüentes e os sangüinários, justamente aqueles que não estão eqüidistantes, como nós, dos valores eqüiláteros da Sociedade.

Vocês já se argüiram sobre as conseqüências do fim do trema para os pingüins, os sagüis e os eqüestres? Estes perderão uma identidade conquistada desde a antigüidade.

E o que dizer do nosso herói Anhangüera, que vivia tranqüilo com o seu nome indígena? Com a liqüidação do trema, a pronúncia do seu nome não será mais exeqüível.

Os nossos papos de chopp nunca mais serão os mesmos, pois a tão freqüente lingüicinha acebolada vai desagüar num sangüíneo esquecimento.

O que vai acontecer com o grão de bico com gergelim, agora sem o liqüidificador para prepará-lo?

Ah, meu Deus! Tenha piedade de nós! Nunca mais poderemos escrever que "a última enxagüada é a que fica"!

Não sei se vou agüentar a perda da eloqüência, em termos de estilo literário, que o trema trazia à Última Flor do Lácio.

É preciso que averigüemos se haverá seqüelas futuras! E para onde vai a grandiloqüência dos lingüistas?

Haja ungüento para suportar tamanha dor!

O que podemos esperar em seqüência? Será que não se poderia esperar mais um qüinqüênio para que fossem melhor avaliados os líqüidos benefícios desta mudança?

Portanto, pela qüinqüagésima vez, a minha voz exangüe se une à dos bilíngües e trilíngües como eu, cuja consangüinidade lingüística e contigüidade sintática se revolta ante tamanha iniqüidade.

Pedir que nos apazigüemos, para mim é inexeqüível, pois falta-nos tranqüilidade diante de tamanha delinqüência gramatical.

Portanto é com dor no coração que lhe dou este meu adeus desmilingüido.

Adeus, meu trema querido! Mas pelo menos uma coisa me apazigüa, pois quando a saudade bater, sei que vou poder revê-lo quando estiver lendo alguma coisa em alemão.

_______________________________________ ♦ H. Quinn

Muito bem, seguimos com uma imagem, que estava Lucia para colocá-la aqui, pois estava em seu blog, que à propósito eu AMEI (principalmente o Lucia in the sky... nem sei porque... HAUAHUAHAUHAUHU, facinada em Beatles *-*), por problemas de blog-ruim, a imagem não ficou legal u_u', havendo uma mudança.
Bom, por hoje, é só, uma ótima semana, beeeijos de arco-íris e tchau,
Iris Medeiros da Fonceca.

Na playlist: Its All Your Fault - Pink [não que eu esteja ouvindo, mas tá na minha cabeça]

_______________________________________ ♦ H. Quinn

Um comentário:

Lúcia disse...

Olá, Íris!!! Esse texto é realmente muito bom, né? Brigadão pelo carinho! Será um prazer fazer parte do da sua lista! O nome tem a ver com os Beatles mesmo, meu nome, minha música, rsrsrsrs. Sobre as imagens do blog, pouca coisa é realmente minha, então fique à vontade. Gostei das suas postagens, do seu jeito de escrever, e acredito que logo vc terá bastantes leitores. Bjo, querida!