14 de março de 2009

Bullying: Com isso não se brinca!

Oi pessoas! Fico contente em ver apenas um comentário, mas sei que passaram várias pessoas por aqui. Alguma até que nunca esperei tal atitude. Muito bem, vamos ao assunto de hoje que é extenso, importante e infelizmente, MUITO recorrente no dia a dia que acabamos não dando conta. Atendendo à pedidos, resolvi fazer um post sobre Bullying, algo que já aconteceu comigo e com muitos outros ao redor do mundo inteiro. Para começar, a expressão Bullying não tem tradução para o português, pelo menos não da forma literária, mas por suas características, é um grande conhecido nosso. Preparem-se, o post é um pouquinho mais extenso que o normal. Mas não deixa de ser um assunto sério e necessário.
Beijinhos de arco-íris,
Iris.
Ouvindo: Estrela, estrela - Maria Rita (outra hora coloco a letra aqui, é, simplesmente, LINDA!)

________________ • iris •

BULLYING

É um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
O cientista sueco Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:
1 - comportamento agressivo e negativo;
2 - comportamento executado repetidamente;
3 - o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Divide-se, ainda, em duas categorias:

♦ bullying direto (forma mais comum entre agressores masculinos);
♦ bullying indireto, também conhecido como agressão social (forma mais comum entre agressores do sexo feminino e crianças pequenas, é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, tais como:
• espalhar comentários;
• recusa em se socializar com a vítima
• intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
• criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).



O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.




TIPOS DE BULLYING:
Os bullies (agressores) usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Exemplos:
♠ Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
♠ Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
♠ Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
♠ Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
♠ Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
♠ Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
♠ Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
♠ Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
♠ Isolamento social da vítima.
♠ Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
♠ Chantagem.
♠ Expressões ameaçadoras.
♠ Grafitagem depreciativa.
♠ Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").

ONDE OCORRE BULLYING:
São vários os locais onde agressores encontram-se presentes:
♣ Escolas;
♣ Local de trabalho;
♣ Vizinhança;
♣ Política;
♣ Militar


comentário - nem tão - aleatório: O Bullying é bastante mostrado na novela adolescente Malhação, desde quando foi criada, porém, ano passado deu-se uma ênfase maior, no caso da Domingas, por ela ser gordinha, e da Angelina, por ser uma menina com poucas condições financeiras. A temporada nova, também não deixa para trás a questão social.

A novela das nove, Caminho das Índias, também trata disso, no caso do Indra (André Arteche), menino de origem indiana frequentemente ameaçado e agredido por Zeca (Duda Nagle). Também tem Melissa (Cristiane Torlone) que trata a filha Inês (Maria Maya) como uma estranha em sua própria casa, o que não afeta a menina, mas de fato, é bullying também.
Fui! Espero que tenha esclarecido sobre o assunto, Lucia. ;)

________________ • iris •


Um comentário:

Lúcia disse...

Oi, Flor! Desculpe a demora, mas é que nos fins de semana não tenho mto tempo na net! Brigadão pelo esclarecimento, nunca tinha ouvido essa expressão, mas com certeza já conhecia a ocorrência. Aconteceu com você? Espero que tudo tenha se resolvido! Bjins